3 Técnicas para destacar o Caudex da Rosa do Deserto – Adenium Obesum
3 Técnicas para destacar o Caudex da Rosa do Deserto – Adenium Obesum
As flores da Adenium – Rosa do Deserto são lindas, mas, temos que reconhecer que o CAUDEX (aquela parte Gorducha) na base das plantas inicialmente gerão surpresa, depois prende nossa atenção, gera admiração, dúvidas, e finalmente entendemos que o Caudex (caule) das Adenium são incrivelmente lindos, únicos e surpreendente em cada planta. Claro, existem várias técnicas para conduzir, manipular e até mesmo “intervenções cirúrgicas” para dar forma aos seus caules (trataremos disso no futuro). Então, aí vão dicas básicas e fáceis de fazer em casa para que você possa começar a dar destaque no Caudex das suas Rosas do Deserto.
Apresento Abaixo técnicas fáceis para você fazer em casa.
Idade da planta: A partir de 1(um) ano.
TÉCNICA 1: Consiste em apenas acompanhar o crescimento da sua Adenium e a cada seis meses fazer a troca do vaso sempre colocando-a em um vaso maior do que ele está plantado no momento.
A cada troca de vaso você deve colocar em um vasso 3/4 de substrato (lembre-se que no fundo deve conter material que drene a água, como: Britas, pó de brita casca de coco picada etc…) Quando você colocar a Adenium sobre o material que drena e a terra, naturalmente ela ficará mais alta.
Complete com terra e quando ela for recebendo água ou o tempo for passando as raízes vão ficando “nuas” e aparentes. Claro, você pode tirar o excesso de terra das raízes para elas aparecerem mais rápido. Lembrem-se: O crescimento da Adenium está ligado diretamente ao tamanho do vaso em que ela está plantada. Quanto maior o vaso maior ela ficará, e o inverso é verdadeiro.
TÉCNICA 2: Consiste em colocar um disco de plástico duro na base da Adenium quando do seu primeiro transplante. Lembrem-se de não colocar a Adenium diretamente em cima do disco, e sim colocar uma camada de substrato, fibra de coco ou britas sobre o disco e depois a Adenium.O disco pode ser feito de tampa de Potes de Sorvetes, Manteiga, Margarina entre outros, desde que o material seja rígido.
Ocorre que ao colocar o disco de plástico as raízes serão forçadas a irem para os lados e somente depois de saírem da circunferência do disco que descerão novamente buscando o fundo do vaso. Depois de uns seis meses você já pode fazer a troca de vaso por outro maior, e claro, pode colocar outro disco maior ou não. Você decide!
Técnica 3: Obter o mesmo resultado da Técnica 2 só que usando pedras ou outro material rígido. Isso Mesmo! Você coloca pedras ou outro material rígido como por exemplo: Casca de Coco seco,pedaços de plástico, pedaços de cerâmica, pedaços de concreto médios embaixo da Adenium e claro, as raízes irão buscar outro caminho do fundo do vaso, geralmente pelos lados. Quando você for fazer a troca de vaso da Adenium para outro maior deverá ser observado o desenvolvimento das raízes e colocar mais pedras ou não dependendo do que você projeta para a planta em termos de raízes.
Em busca de novas técnicas estaremos compartilhando nosso aprendizado.
Visite nosso Blog e compartilhe as dicas com seus amigos!!
CADASTRE-S EM NOSSO BLOG E RECEBA DICAS GRÁTIS!!
Abração ! Cris